quarta-feira, 15 de setembro de 2010

EXPOSICOES DE SETEMBRO NO RIO

A temporada de exposições no Rio está bastante interessante este mês. Sugerimos que vocês visitem algumas que ficam apenas mais algumas semanas.
Considerando a projeto, o desenho, como uma maneira de resolver um determinado "problema", estas exposições permitirão não apenas que vocês conheçam mais sobre os trabalhos destes artistas, mas também como eles "resolveram" os "problemas" que eles se propuseram enfrentar, e inspirar vocês a "resolverem" os seus!

APROVEITEM PARA LEVAREM SEUS CADERNOS DE CROQUIS E REGISTRAREM EM DESENHOS SUAS IMPRESSOES SOBRE AS EXPOSICOES!!

Este mês temos, entre outras:
MADRI 100% ARQUITETURA. Coletiva com sessenta fotografias em médios formatos de obras de arquitetos madrilenos realizadas nos últimos dez anos. Além de Madri, outras cidades espanholas, como Valencia, Cáceres, Palma de Mallorca, Córdoba, Cartagena, Ibiza, Santiago de Compostela e Málaga, estão incluídas na exposição. Berlim (Alemanha), Manila (Filipinas), Yokohama (Japão), Shangai (China), Texas (EUA) e Cidade do México (México) também fazem parte desse panorama. Instituto Cervantes Rio de Janeiro — Sala de Exposições. Rua Visconde de Ouro Preto, 62, Botafogo, 3554-5910, a Botafogo. banheiro para deficientes físicos Segunda a sexta, 11h às 20h; sábado, 11h às 14h. Grátis. Até dia 30. www.riodejaneiro.cervantes.es.

EXPEDIÇÃO LANGSDORFF. Primeiro cônsul-geral da Rússia no Brasil, o alemão naturalizado russo Georg Heinrich Langsdorff comandou uma histórica exploração científica pela América do Sul. Entre 1821 e 1829, e ao longo de 17 000 quilômetros, foram catalogados cerca de 1 500 plantas e 400 animais descritos em 4 000 páginas de manuscritos. Nesta mostra estão expostos 120 desenhos e aquarelas originais pertencentes ao acervo da Academia de Ciências de São Petersburgo. O alemão Johann Moritz Rugendas documentou o percurso pelos estados do Rio e de Minas Gerais até 1823. Também há registros de Aimé-Adrien Taunay — filho de Nicolas-Antoine Taunay — em andanças pelo interior de São Paulo e de Mato Grosso e de outro francês, Hercules Florence. Completam o acervo 36 mapas feitos pelo cartógrafo russo Nester Rubtsov (1799-1874). Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, 3808-2020. banheiro para deficientes físicos Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até dia 26.

RODRIGO QUEIROZ. Fotojornalista carioca de 39 anos, Rodrigo produziu mais de 600 registros de costumes e lugares da Rocinha em várias incursões realizadas no morro entre novembro de 2008 e setembro de 2009. Deste vasto material selecionou as 34 fotografias que compõem a individual Rocinha — Cotidiano e Arquitetura. Sem o objetivo de glamourizar a miséria, as imagens pretendem mostrar pormenores das construções e as diversas soluções alternativas dos moradores para driblar problemas arquitetônicos. Centro Cultural Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro, 3261-2550. banheiro para deficientes físicos a Cinelândia. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até dia 26. www.ccjf.trf2.gov.br.