quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Familiarizando-se com cores

Matiz: 
Exercício: 
1. Faça um círculo como a figura abaixo e pinte-o com as cores primárias: Cian (cerulean blue), Magenta (alizarin crimson) e amarelo (cadmium yellow). Se sua paleta for limitada, escolha três cores que se aproximem do azul, vermelho e amarelo.

2. Misture as cores primárias para obter as cores secundárias: laranja(magenta+amarelo), verde(cian+amarelo) e violeta(magenta+cian). Observe que na transição de uma cor para outra pode-se obter, por exemplo, um laranja avermelhado ou um laranja que tende para o amarelo.

3. As cores opostas no círculo de cores (magenta e o verde, amarelo e o violeta, cian e o laranja) são chamadas de complementares. Ao misturar uma cor primária com uma secundária forma-se uma cor terciária. As cores complementares, quando misturadas, anulam-se mutuamente, gerando uma cor neutra que tende para o marrom.

4. Quando colocamos cores complementares lado a lado, elas reforçam a intensidade uma da outra.



Valor: 
Exercício:
1. Faça um círculo como a figura abaixo e mude a tonalidade da cor, apenas modificando a quantidade de pigmento em relação à quantidade de água.

2. Faça um círculo como na segunda figura e aumente gradativamente a quantidade de preto na mistura. (no desenho abaixo, utilizou-se um cinza escuro chamado payne´s gray)


Saturação:
Exercício:
1. Faça várias colunas como na figura abaixo. A coluna da esquerda foi pintada com: alizarin Crimson, ultramarine blue, sap green, dioxazine violet, cadmium yellow, cadmium orange. A coluna da direita foi pintada com: viridian, burnt sienna, alizarin crimson, doxazine violet, ultramarine blue. 

2. Nas colunas do meio, faça uma transição entre as cores da coluna da esquerda e da direita, obtendo cores dessaturadas.
Na primeira linha, por exemplo, encontramos a cor pura no primeiro quadrante (no caso, a cor é o alizarin crimson). No segundo quadrante essa cor foi contaminada com uma quantidade muito pequena da segunda cor (viridian). Percebe-se que a cor contaminada perde parte de sua intensidade e brilho. Aumente gradativamente a quantidade da segunda cor nos próximos quadrantes, até chegar no último quadrante, onde encontra-se a segunda cor pura (viridian, sem alizarin).

Temperatura:
Exercício
1. Faça uma paleta com todas as suas cores e veja como elas se comportam no papel. Nomeie as cores para se acostumar com os nomes.

2. Aproveite para organizá-las em cores quentes (amarelos, vermelhos e laranjas) e frias (azuis, verdes e violetas)

Transição de cor:
Exercício:
1. Distribua algumas cores de sua paleta no godê. Acrescente e misture água em cada uma delas e certifique-se de que preparou a quantidade necessária para fazer uma aguada. 

2. Divida a página em diversas colunas e comece a aguada com a primeira cor, depois vá contaminando gradativamente (no godê) a primeira cor com a segunda e continue a aguada até perceber que pode continuar usando só a segunda cor, sem estar contaminada pela primeira. Continue com essa lógica da segunda para a terceira cor, da terceira para a quarta e assim por diante até o final.
As cores utilizadas no exercício da figura abaixo foram: lemon yellow, cadmium yellow, yellow ochre, cadmium red deep, alizarin crinson, ultramarine blue, cobalt blue, sap green, viridian, burnt sienna, sepia (nessa ordem).